Para nós, as cervejam combinam com praticamente tudo e nas mais diversas situações. Mas estudando um pouco mais e lendo sobre o assunto descobrimos que cada tipo de cerveja pode combinar melhor com certo tipo de alimento. Além disso, o sabor pode ser alterado de acordo com a comida que a acompanha, tanto para melhor quanto para pior.

Há algumas regras simples que podem realçar a cerveja (e os pratos que combinam com ela). Basicamente, são 3 técnicas: corte, complemento e contraste.

O corte consiste em servir a cerveja que renove o paladar a cada gole. Alguns tipos de pratos são mais apropriados - alimentos condimentados e gordurosos vão bem com IPAs fortes, por exemplo. A carbonatação tira a gordura da lingua, e o lúpulo a limpa.

O complemento é um passo mais complicado. Consiste em combinar sabor na cerveja com um sabor na cerveja com um sabor no prato. Por exemplo, a weissbier alemã vai bem com curry cremoso. A textura e o sabor são parecidos, mas um não anula o outro. É um equilíbrio delicado, que pode ser desastroso se a cerveja e a comida forem parecidos demais. Aliás, quanto mais semelhantes os sabores, pior a combinação.

A técnica de contraste é a mais comum e aparentemente a mais fácil de aplicar. Ela auxilia a equilibrar o paladar e a realçar as características marcantes da cerveja e do alimento.

Embora muitas cervejas apresentem recomendações de acompanhamentos, nenhuma combinação é definitiva. Por isso a melhor maneira de definir qual gosto, textura e intensidade combina com cada cerveja é através da experimentação. Afinal, a definição da combinação ideal é muito pessoal e depende de cada momento.
(adaptado do livro 500 cervejas: as melhores cervejas do mundo em um único livro)

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Cerveja de homem, cerveja de mulher - Hatsune Miku - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -