O tipo da cerveja depende do tipo da fermetação, temperatura, composição, filtragem e uma infinidade de variáveis. Cada um desses componentes pode alterar as características da cerveja, formando sabores, cores, aromas e texturas completamente distintas e marcantes em cada tipo de cerveja. Veja a seguir alguns dos principais tipos de cerveja e suas variações.


Lager 

Esta é a cerveja tradicional em que normalmente pensamos quando falamos de cerveja. O que nem todos sabem é que antigamente as "lagers" eram principalmente escuras e torradas pela dificuldade de se obter malte claro. A verdade é que na origem alemã, "lager" significa "armazenar" e estas são as cervejas de fermentação longa e lenta. É exatamente por esse processo lento que se obtém os sabores refrescantes e puros da boa lager. 

As lagers podem ser:

  • Pilsen - É a clássica lager dourada, o nome do estilo vem da cidade tcheca Pize onde foram produzidas as primeiras lagers douradas. Geralmente são leves, mas redondas e suavemente maltadas, com um toque ligeiramente amargo do lúpulo. Hoje é um dos tipos de cerveja mais comum, que quando está gelada sempre combina com os dias quentes. 
  • Lager asiática - Normalmente as cervejarias utilizam um adjunto diferente do malte como fonte de açúcar fermentável e, nessas cervejarias, o toque ligeiramente doce, quase perfumado, é muito evidente. No passado, esses adjuntos eram utilizados para diminuir o custo da produção, mas atualmente o arroz é utilizado para gerar um sabor distinto e mais suave.
  • Helles e Helles-bock - "Hell" é um termo alemão que significa "clara" e o termo "Bock" denota uma cerveja mais forte.
  • Märzen/Oktoberfest - Märzen são cervejas tradicionalmente fermentadas para a Oktoberfest de Munique. São fermentadas em março (märz, em alemão), lentamente, e engarrafadas ou guardadas em barris para serem consumidas em setembro. As märzen tradicionais têm cor de cobre dourado, são robustamente maltadas, com o caráter adicional do lúpulo. 
  • Lager de Viena - Este estilo é muito próximo as märzen, mas as Lager de Viena tem um caráter de malte mais escuro e mais encorpado, sendo mais saborosas e robustas. O vínculo com a Áustria é o cervejeiro vienense Anton Dreher, que por volta de 1840 criou cervejas de coloração acobreada, claras, durante a produção de lagers douradas. Elas inspiraram o cervejeiro de Munique, Gabriel Sedlmayr, a produzir o mesmo estilo para a Oktoberfest.
  • Lager preta - Embora seja difícil de acreditar, todas as lagers já foram pretas um dia (ou marrons muito escuras) e, muitas vezes, bastante opacas. Hoje, é um pouco mais difícil encontrar lagers com essa coloração.
  • Bock e Doppelbock - As cervejas bock recebem o nome da cidade alemã de Einbeck, onde foram fermentadas pela primeira vez, no século XIV. Além de fortes, elas têm uma tendência para a doçura de frutas e uma qualidade rica e robusta. As Doppelbock são ainda mais escuras e intensas. 


Ale

As cervejas de fermentação mais rápida, que consiste em deixar a levedura atuar em temperaturas mais altara, resulta em sabores mais frutados e floresados. 

  • Cervejas de trigo - As cervejas de trigo são, em geral, mais turvas. Quanto ao sabor, essas cervejas estão entre as mais suaves. 
    • Witbier - É uma cerveja cor de laranja, turva, com pronunciado aroma picante, pois esse tipo de cerveja é feito com temperos, como casca de laranja amarga e sementes de coentro.
    • Weissebier - Também turva e picante, ela no entanto, usa apenas malte, água, levedura e lúpulo. O caráter picante de tempero é proveniente da fermentação e não do que é colocado no fermentador. O amargor geral é muito baixo.
    • Weissebock - São cervejas de trigo mais fortes. Geralmente, há uma sugestão de álcool no sabor ou no fim.
  • Ale inglesa - Embora este estilo englobe muitas variedades, a cerveja britânica apresenta principal característica a "bebilidade". Normalmente, elas apresentam pouco teor alcoólico e  uma elegância suave, redonda, superior a qualquer coisa que as tornam muito fáceis de beber.
    • Bitter - Sabor amargo característico, cor dourada a marrom, com um equilíbrio entre doçura do malte e o amargor do lúpulo. Costumam ser levemente encorpadas e a palavra-chave é dinkability.
    • Brown Ale - Tradicionalmente, ela é diferente dos outros estilos de ale inglesa por ter caráter de lúpulo menos acentuados, embora isso não signifique que não exista.
    • ESB Ale - Extra Special Bitter, costuma ter um borda maltosa adocicada e um perfil de lúpulo picante, brilhante. É forte demais para consumir em quantidade, mas ótima para acompanhar a comida.
    • Golden Ale - Cervejas fermentadas com malte claro, recebendo lúpulo refrescante para acentuar sua natureza leve, veranil.
    • Ale escocesa - O estilo escocês se concentra mais na doçura do malte, resultando em cervejas mais substanciosas e robustas que as ales inglesas.
  • Belgian Ale - Boa parte das especialidades belgas é de cerveja bem forte, elas têm um histórico de usar cana-de-açúcar no fermentador como fonte de material fermentável, com o objetivo final de adicionar sabor e amortecer o conteúdo alcoólico.
    • Saison - Estilo próprio e complexo, com um toque robusto em seu caráter de lúpulo.
    • Trapistas - A denominação trappist é uma marca protegida que só pode ser utilizada por sete cervejarias, todas localizadas em mosteiros.
    • Abbey - São as cervejas que homenageiam as trapistas. As cervejas "abbey" (que significa abadia) são uma categoria que pode facilmente ser classificada de acordo com força e cor. 
  • Indian Pale Ale (IPA) - Segundo a lenda, a IPA era fermentada na Inglaterra para ser exportada a expatrianos na Índia. Era forte, com bastante lúpulo, para sobreviver aos rigores da longa viagem marítima. O estilo evoluiu e hoje é uma referência a cervejas relativamente fortes, com um bom e brilhante caráter de lúpulo. 
  • Imperial IPA - A IPA imperial ou dupla passou a significar uma cerveja fermentada com uma quantidade anormal de malte e lúpulo, ou seja, uma cerveja de pleno sabor e alto teor alcoólico.  
  • Old Ale - As cervejas envelhecidas passam um período num barril de uísque, que lhe dá um caráter macio, rico e, muitas vezes, um toque silvestre.   
  • Porter Stout - Ale marrom-escura de força média, que pode ser envelhecida no barril por alguns meses ou não. 
  • Stout - É uma cerveja preta derivada da porter stout, que apresenta essa coloração devido ao malte torrado e, em alguns casos, cevada torrada. Geralmente apresenta um colarinho nitrogenado cremoso e com sabor semelhante a chocolate amargo e café.


Lambic

As cervejas do tipo Lambic apresentam fermentação espontânea. São feitas de trigo, porém não são adicionadas leveduras no mostro, ficando a fermentação a cargo de agentes naturais, os quais são encontrados somente numa pequena área ao redor de Bruxelas. Trata-se de um tipo muito peculiar de cerveja, dotada de uma gama extremamente numerosa de aromas, os quais vão do frutado (como framboesa, cereja ou banana) ao extremamente cítrico (como vinho branco ou vinagre). 


(adaptado do livro 500 cervejas: as melhores cervejas do mundo em um único livro)

Variação dos tipo de  cerveja

Fonte: Cervejas do Mundo


Outras nomenclaturas


Rauchbier 

São cervejas defumadas e podem ser de vários estilos, desde que usem maltes defumados no seu preparo. 


Fruit beer 

Qualquer cerveja que tenha sido misturada com fruta ou suco de frutas, diferentemente das Fruit-Lambics. 


Temperadas - SHV 

Cervejas de qualquer estilo que são temperadas com especiarias, ervas e vegetais, alterando a fórmula e fazendo fugir das características padrão de cada estilo. 

Dry hopping

É o processo de adição de lúpulo após a etapa de fervura, ou seja, no fermentador ou até mesmo no barril. O aroma de uma cerveja "dry-hopped" é mais potente e estável, assim como o sabor do lúpulo sem alterar o amargor. 

Chope

Também conhecido como "Chopp", vem da palavra alemã Schoppe (nome de uma caneca de quase meio litro). O chope é uma cerveja não pasteurizada, por isso pode sofrer variações de acordo com os estilos, como as cervejas pasteurizadas. Dentro do barril, dura cerca de 10 dias e após aberto, não mais que 24 horas. 


(adaptado dos sites Brejas e Notícias cervejeiras)

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Cerveja de homem, cerveja de mulher - Hatsune Miku - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -